Os homens temem o pensamento mais do que qualquer outra coisa sobre a Terra - mais do que a ruína, mais do que a própria morte.
O pensamento é subversivo e revolucionário, destrutivo e terrível; o pensamento é impiedoso com o privilégio, com as instituições estabelecidas e os hábitos cômodos; o pensamento é anárquico e sem lei, indiferente à autoridade, displicente com a comprovada sabedoria dos séculos.
O pensamento olha a profundezas do inferno e não se amendronta. Vê o homem, frágil ponto cercado de insondáveis abismos de silêncios e ainda assim sustenta-se orgulhosamente, tão impassível como se fosse senhor do universo. O pensamento é grandioso, ágil e livre, a luz do mundo e a própria glória do homem.
(Bertrand Russel).
(Bertrand Russel).
Comments
17 Responses to “Os Homens temem o pensamento...”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)
Realmente! O pensamento é a nossa maior força oculta, e é capaz de promover muitas coisas, boas ou ruins... pena que ainda não somos capazes de concretizar todos eles!
5 de agosto de 2009 às 06:01Abraços!
"O pensamento é subversivo e revolucionário, destrutivo e terrível; o pensamento é impiedoso com o privilégio, com as instituições estabelecidas e os hábitos cômodos; o pensamento é anárquico e sem lei, indiferente à autoridade, displicente com a comprovada sabedoria dos séculos."
5 de agosto de 2009 às 17:00PErfeito isso, né?!?!?!
Adorei!
Beijo grande!
Sendo assim te respondo com outro:
5 de agosto de 2009 às 17:16"Pensamentos valem e vivem pela observação exata ou nova, pela reflexão aguda ou profunda; não menos querem a originalidade, a simplicidade e a graça do dizer."
Machado de Assis
por isso os governos das elites sempre querem dispensar o povo de obrigação de pensar....
5 de agosto de 2009 às 22:04Zepovo
O pensamento, de fato a unica coisa realmente anarquica. porém, pode ser a mais séria prisão para alguns individuos, dizem que é a unica coisa nossa na vida, seria em tese a única coisa que levariamos pro caixão, junto com todas as celulas, pelos e ossos.
6 de agosto de 2009 às 07:12O pensamento porém, pode ser a chave para a liberdade, em sí uma liberdade única e ludica, que nos move em grupos, exitem quem morra nos dias atuais por seus pensamentos, pode o pensamento ser o sinônimo das massas, quando estas sõa coletivamente movidas ou manipuladas?
Seria um pensamento o que levou tantas revoluções durante a história humana? seria ele o causador de tão belas causas, e tão catástroficas bizarrices como nazismo por exemplo.
Seria o pensamento o maior construtor da vida humana? Não saberia dizer, somente que nos pensamentos não existem fronteiras, nos levam a fazer as mais belas ações como podem nos levar para o fundo do mais fundo abismo.
Valeu daniel.. curti muito esta postagem.. e pensando que penso sigo simplesmente orando pela mente para que ela nunca chegue ao seu fim...rs
té mais cara
ah se meus pensamentos falassem...
6 de agosto de 2009 às 08:01eu tenho medo é qdo resolvem pensar pra mim.
6 de agosto de 2009 às 08:11bjz
Deve ser por isso q dizem q a ignorância é uma dádiva! =)
6 de agosto de 2009 às 14:58Maravilha Dani!!!
7 de agosto de 2009 às 12:22Liberdade de expressão é isto. O pensamento é a arma mais eficiente do ser humano.
Bjoka...
Daniel,
7 de agosto de 2009 às 13:53Que post mais bacana. O pensamento move montanha, né?
Adorei, bem reflexivo!
Que seu final de semana seja de luz.
Rebeca
-
Adorei!!!!! Acho que o meu problema é pensar d+! rs Jah add seu blog lah no nosso.. Bjos...bom FDS.
7 de agosto de 2009 às 16:12Que bom que gostou, também gosto bastante de passar por aqui. Beijo grandeeee
7 de agosto de 2009 às 16:16Dan ,
8 de agosto de 2009 às 14:19só teme o pensamento livre quem tem objetivos escusos.
Saudades maninho, bjks.
Daniel,
8 de agosto de 2009 às 16:04ainda bem que quem vê cara não vê pensamento,né mesmo?
Abraço,
Tony (Voz)
Vc tem certeza...nossa maior força oculta na qual vivemos e devemos contro la.....
8 de agosto de 2009 às 23:32mesm sendo dificil ou impossivel mas ele é o mais forte...
abraçao
Quase morri de rir com a Silva aí acima! O que será que ela pensa, hein? :)
9 de agosto de 2009 às 08:25Brincadeiras a parte. É realmente interessante a força do pensamento, tanto pelo lado negativo quanto pelo lado positivo. ele pode ser destruidor e desafiador. Pode ser benéfico e pode ser trágico. Rico e pobre.
Penso que, como dizem os velhos manuais de auto-ajuda, 'moldamos nossas vidas pelo pensamento' tem um fundo de verdade. Entretanto como existe um habitat natural nosso e todo um conceito familiar, esta frase só serve para a quebra de um paradigma. Isto porque a maioria do que pensamos hoje, adultos, já foi nos incutido pelos pais na infãncia.
ps. Daniel, estive lá no Arroto e comentei sobre o que escreveu.
Minha proposta com você (lembra?) era sobre um blog naqueles moldes, Gostei do que vi lá.
Abraços
Ah! e no primeiro paragrafo do meu comentário me referia a Silvana aí acima! e não 'silva'
9 de agosto de 2009 às 08:27Postar um comentário