Conceito Marxista de Ideologia e Alienação: Análise e Discussão Acerca do Homem “Contemporâneo”. Parte I – Entendendo o Pensamento Marxista.

domingo, 19 de abril de 2009

Cazuza já afirmava, “ideologia, eu quero uma pra viver!”. Os ideais de uma pessoa são as válvulas condutoras de sua existência. Ter em quê acreditar, seguir e confiar é tão imprescindível quanto comer ou tomar água.

O tripé do pensamento sociológico é: Émile Durkheim, que estabeleceu o método sociológico, sendo sua teoria baseada nos fatos sociais (coercitivos, individuais e coletivos). Para ele, a sociedade funciona como um corpo, cada parte (instituição ou grupo social) desempenha funções específicas, interagindo entre si para a organização do todo. Max Weber acreditava que o homem é dotado de vontade e liberdade para assumir uma posição consciente e autônoma diante do mundo. Seu método sociológico é o “compreensivo”, onde é preciso entender as intenções e motivações humanas (individuais) nas diversas ações sociais.

Por ultimo e que é o foco desse artigo, Karl Marx. Junto com Friedrick Engels fazem uma análise profunda da sociedade, através das observações feitas durante o processo da Revolução Industrial. Como é uma teoria grande e complexa, vou debater aqui e em seguida fazer uma analogia entre a atual “sociedade contemporânea”, e traçarei um paralelo entre suas idéias de alienação e ideologia e o fenômeno BBB, como expressão máxima de alienação em que foi acometida boa parte da população brasileira.

Relações Sociais: Segundo Marx e Engels, as relações sociais são baseadas a partir das condições materiais existentes, ou seja, o modo como nos relacionamos e vemos o outro está intimamente ligado a sua condição financeira e social. (alguém duvida?) O trabalho é a forma única e absoluta de sobrevivência. É a partir desse ponto de vista que ele afirma, tudo é mercadoria! A mercadoria possui valor de uso e de troca, e, por conseguinte, nossa força de trabalho segue essa lógica.

Para o empregador (dono do capital) somos uma mercadoria. Nossos sentimentos, expectativa de vida e todo o resto não são levados em conta, tudo é trabalho! Tudo é dinheiro! Não valemos quanto Seres Pensantes, mas sim, Seres “biológicos” emprestando corpo à determinada função (alguém duvida disso?). Para M & E, “o homem não se percebe como coisa e não enxerga os mecanismos de dominação e exploração implícitos no modo de produção capitalista” (PIRES, Valdir – Fetichismo na Teoria Marxista: Um Comentário). Portanto, o fetichismo são relações entres “coisas” (mercadorias) e não entre homens. Nós, dentro desse pensamento, somos meros “produtos”, mercadorias e como tais “possuem valor de troca” (roda viva: trabalho=salário=consumismo). (entenda esse "consumismo" também como ter o corpo da Claudia Leite após a gravidez. Consumo dos "padrões" - nesse caso de beleza - É necessário TER o corpo da canto citada. Ser feio ou "simpático" passa ter um alo de caráter, como se fosse pecado não ter o corpo perfeito).

“O trabalhador torna-se tanto mais pobre quanto mais riqueza produz... O trabalhador torna-se uma mercadoria tanto mais barata, quanto maior número de bens produz. Com a valorização do mundo das coisas, aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo dos homens” (Marx – Manuscritos Econômicos Filósofos).

Uma questão que se pode levantar aí é o homem quanto homem e a leitura que podemos ter disso. Os objetos falam por nós! Na nossa atual sociedade, O TER tornasse a RAZÃO DE SER de um indivíduo, exemplo: Estuda-se não para realizar “um sonho de criança” ou para o acúmulo de conhecimento em determinada área, mas sim, para prestar um “serviço”; serviço esse que tem um valor, e este “valor” (a idéia e que seja bem remunerado e é essa a alienação) é usados para fins de consumo. Consome-se algo pela satisfação de ter. O ter está vinculado ao contentamento pessoal do indivíduo. Quanto mais se tem, mais se quer obter. O obter trás consigo um status cor. Status tende a trazer “felicidade”, algo como a alegria de um objetivo alcançado. Ou seja, o objetivo de vida de uma pessoa está intimamente ligado ao seu consumo (felicidade=consumo). Para Marx, essa inter-relação chamasse ALIENAÇÃO. O TER produz um processo ilusório, pois pensasse que o consumo trás contentamento interno (vide a idéia de “se fazer a América”. Sair de determinado país e ir para os Estados Unidos em busca do tal do “sonho Americano” - idéia essa baseada no acúmulo de capital objetivando melhores condições de vida. Em geral, aqueles que saem para "ganhar a vida em outro país" executam tarefas que as pessoas locais não fazem ou se recusam fazer. Em muitos lugares os imigrantes são tratados como escória).

Alienação: Pra Marx, “além de não se perceberem como sujeitos e agentes, os homens se submetem às condições sociais, políticas, culturais, como se elas tivessem vida própria”. Acreditam que a sociedade não foi instituída por eles; não se reconhecem como sujeitos sociais, políticos, históricos, como agentes e criadores da realidade. Exemplo clássico disso é a política. A cada escândalo político, reclamamos, xingados, mas não fazemos nada de concreto a fim de mudar essa realidade, pelo contrário! A cada eleição votamos nas mesmas pessoas em troca de Bolsa Miséria e afins. Por mais que entendamos que o problema é sistêmico, ou seja, que é necessário que as regras políticas sejam mudadas, esperamos que os corruptos façam isso por nós. Ou seja, nunca vai mudar! Isso se chama “analfabetismo político” (alienação intelectual). Se não nos mobilizarmos, irmos para as ruas e protestar, requerer nossos direitos quantos cidadãos, as coisas continuarão como estão.

Os homens fazem à história, mas não sabem que fazem! Segundo a visão Marxista, a alienação social é o desconhecimento das condições histórico-sociais concretas em que vivemos, produzidas pela ação humana também sob o peso de outras condições históricas anteriores e determinadas.

Há uma dupla alienação: Os que não se reconhecem como agentes (não percebem que instituem a sociedade) e aqueles que se julgam plenamente livres (ignoram que a sociedade instituída determina seus pensamentos e ações). Segundo Chauí, “as formas de alienação nas sociedades modernas ou capitalistas é que nos dois casos a sociedade é o outro, algo externo a nós, separado de nós, diferente e com poder total ou nenhum poder sobre nós”. O capitalismo nos rouba o reconhecimento de nós mesmos!

Há três tipos de alienação: Social (citada acima); econômica: os produtores não se reconhecem como produtores, nem se reconhecem nos objetos produzidos por seu trabalho (aquele que está em uma montadora de carro importado, não se vê dirigindo o mesmo. Pela falta de condições econômicas de comprar a mercadoria. O capitalismo impõe a divisão social, também impondo as pessoas o seu potencial de compra; intelectual: é exatamente o resultado dessa separação social entre o trabalho material (que produz mercadorias) e trabalho intelectual (que produz idéias. Idéia capitalista de que o proletariado trabalha e o Capitalista usufrui e lucra). As formas de alienação citados são a causa do surgimento, implantação e surgimento da ideologia.

Ideologia: Post seguinte.
EXTRA:



Minha idéia inicial foi dividir o post em duas partes mas acredito que vá ter quatro partes. As duas primeiras serão para apresentação e discussão do conceito Marxista de Ideologia e Alienação, e as outras duas de analogia com o nosso atual “mundo contemporâneo”. Os post serão meio longos, mas acredito que o resultado final compensará esse detalhe.

Outra coisa: A partir dessa semana, mandarei e-mail para muitos de vocês propondo-lhes parcerias blogais.

A começar deste artigo, começarei a responder os comentários feitos aqui.

Comments

18 Responses to “Conceito Marxista de Ideologia e Alienação: Análise e Discussão Acerca do Homem “Contemporâneo”. Parte I – Entendendo o Pensamento Marxista.”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Luciana Brito disse...

Marx foi completamente sábio em suas palavras e continua tão atual apesar de tanto tempo ter se passado.

Teu post me lembrou dois livros: "Ter ou Ser", de Erich Fromm; e "O Homem sem Gravidade", Charles Melman.

A sociedade perdeu seus valores, a busca pelo TER faz que o homem tenha sua identidade construída com base no que ele tem e, daí então, ele passa a ser uma mera peça no jogo do consumo.

Psicologicamente falando, os prejuízos são enormes e nota-se claramente a falta de valores no homem moderno.


Gostei do blog, bem escrito e com temas reflexivos. ^^

Agradeço a visita lá na Caixa \o/


Beijo pra tu! (voltarei mais vezes)

20 de abril de 2009 05:07
Mary West disse...

Creio que nunca parei para pensar nisso. Em quais seriam os meus valores de conduta. Hoje em dia o tempo passa tão rápido que a gente mais se preocupa em simplesmente sobreviver.

20 de abril de 2009 09:04
Daniel disse...

Luciana: O trabalho de Marx é totalmente atual. Perceba o quanto somos "meras mercadorias" no atual contexto neoliberal. Nos alienam de todas as formas, principalmente através da mídia. Nessa sociedade midiática, cheia de verdades prontas, o homem toma tudo como verdade, sem se perceber que essas ideologias prontas nos fazem lavagem cerebral. Perceba pelos casos absurdos de 2008 envolvendo mortes de crianças, ou mesmo, o caso da menina estuprada de 9 ano que o Bisco escomulgou a equipe médica. Os valores precisam e devem ser revistos. Precisos começar a entender o mundo a nossa volta, através da quebra da alienação cultural propiciada principalmente pelo BBB.

Mary: Quase ninguém pensa em seus valores de conduta atualmente. Como diz o Renato Russo, "quando nascemos fomos programados". A atual programação está vinculada ao consumo, apenas e tão somente consumo.

20 de abril de 2009 14:55

Daniel,

Interessante seu post, pena que estou numa fase de total alienação e sem cabeça para um papo mais sério. Sorry...

Beijos

20 de abril de 2009 15:16
Naty disse...

Tem um selo para vc no me blog chamado "Este Blog me enche de esperança". Ele esta na coluna direita do blog, cujo as regras serão deletadas em uma semana.

Bjos!
^^

20 de abril de 2009 19:30
Naty disse...

A propósito, que título enorme!
xD

Eu te recomendo ver no youtube o "Futebol dos Filósofos".

Bjos!
^^

20 de abril de 2009 19:41
Daniel disse...

Neiva: É... como diz o velho deitado, "cada um tem a sua verdade". Não verá nunca em um blog meu, discussão sobre os paredões do BBB.

Naty: Valeu pela honraria! Primeiro selo do Contestação, e ganho com menos de um mês... Brigadão. Vou assitir o vídeo sim!

20 de abril de 2009 19:47
Jairo Souza disse...

Daniel! O q dizer neaH! mt bom memo o texto! Pesado! acho q poucos terão paciencia pra ler, mas concerteza vale a pena. A questão discutida é histórica, não tenho o q debater, gosto muito dos estudiosos q vc citou como o Marx, Engels e Chauí. E a sua resolução de texto foi perfeita, mt bem encaixados os argumentos. Parabenx mesmo meu caro! Seu melhor texto até hj pra mim! Abçs!

23 de abril de 2009 16:39
Anônimo disse...

quebra da alienação cultural propiciada principalmente pelo BBB.
PQP! ow, tente ser mais util..

25 de abril de 2009 16:23
Liw disse...

Existe uma outra ótica, não quero dizer que isso não é verdade, mas é só um ponto de vista da verdade, na verdade, não existe verdade. O homem não é um robô, ele PENSA e sabe disso. O que ocorre é que as pessoas não são iguais, existem pessoas que nasceram para ser usadas, são a maioria.
As pessoas que se interessam por coisas banais e rebolam o rabo por ai tem essa ideologia inferior por serem inferiores. O fato de serem a maioria impede que os poucos espiritos superiores ascendam, porque, afinal, estamos todos misturados, o que gera conflitos e focos de debates como esse, mas sem possibilidades maiores.

18 de agosto de 2011 05:33
Anônimo disse...

All items sold by Affordable luxuriousness are brand new and in perfect status Disembarrass of all to me, because law sunglasses is what I've been doing for all of my lifespan. http://www.ussx.nl/4e At that place are many kinds quiet one of the popular retro flier sunglasses. Buat pengetahuan semua for a fragile consumer whereas the types of flash Graphic designer sunglasses are highly-developed by a major orotund lump of the great unwashed. wayfarer sunglasses Wayfarers are classics. Wayfarer sunglasses are made by Ray Ban, This twin of designer eyewear comes with wraparound frames and oversize lenses, which assure Offers liken cost Now! Although these empurpled cat-eye sunglasses to can be Plainly delineated as a wave.

These Spectacles and sunglasses hold an Upward joust to in this season inherit the smell of Ralph Lauren. Retro police force sunglasses admit many types of sunglasses such and safekeeping any ads abbreviated so the telecasting does not appear wish a good on commercial care the Britney Spears' give It Against Me picture. http://4ft.me/70hc

26 de fevereiro de 2013 05:37
Anônimo disse...

I think the Topper method to locate coupons has the potential to earn millions more than if she takes gold.
It power be as tardy as conceive a site that in reality
gives anteriority to the consumers with their pursuit
at mettle in getting note value for their money's worth. Members of these organizations may likewise be eligible for the employee Rate went depressed to 4.2%.

Check out my web site :: deal

4 de março de 2013 12:36
Anônimo disse...


Badan akan mengalami dependant on the Pure Green Coffee Bean Extract 800 Mg to persist in physical body.

On an middling, the FDA approves well-nigh ten new pure green coffee bean extract 800 mg or the video as component of the movement to bring up awareness and to highly recommend it. pure green coffee bean extract Aside from the diet and exercises, a discharge does green coffee bean extract act 9, 2000The author was a Solid food and Drug Organization prescribed, 1979-94. Because of its advantages, Green Coffee Bean Extract Benefits is besides deduction of collagen in the organic structure.

5 de março de 2013 15:19
Anônimo disse...


Thus big women need to use fat women Release dating military service so that they can pass along with the people that monopolize virtually of our time online is not our someone mate. xpress dating scam It marks a aliveness modulation, and about Online Release dating is to continue theirlimitations top of mind. get-go, do men "American dating sites", etc. and quality the get-go few sites to signboard up with. Dating websites started to make for a jr. interview to the dating and it offline at some item. deal this kinda than entirely evaluating the edition you primitively from Hither?

many companies feature made huge mightiness like to select from the different categories in the dating sites. A 23-year-old guy dating an 18 year-old female child doesn't are Peculiar more or less and Interested in everything. Be careful with your locationIf you springy in a smaller town of dating tips is identical Illustrious with Hispanic chooses whom of phase angle in Mexico and the Joined States. the great unwashed present are so put-upon to doing guarantees, as you must use your best judgment.

9 de março de 2013 14:49
Anônimo disse...

In addition, operating a bumper decals is also used in the business. This workshop will discuss the importance of labelsing Facebook photos. By having some ID or labels custom made by a man or a woman.
stickers We compiled 20 print ads that are seen or clicked on by readers, a number of different things. Labels promotion has key advantages over digital marketing. It's made to labels composite files for in-house style inkjet and laser.

30 de abril de 2013 17:03
Anônimo disse...

My brother suggested I may like this website. He used to
be entirely right. This publish actually made my day.

You can not consider just how much time I had spent for this information!

Thanks!

My webpage: http://slimlipoplusdiet.com

16 de maio de 2013 19:45
Anônimo disse...

Esquerda caviar e seus ideais utópicos, viva lá revolucion hipócrita.

30 de março de 2014 19:43
Thynna Correa disse...

Tenho seminário sobre esse assunto ,mais preciso de umas ideias pra comprimentar minha resolução

10 de junho de 2014 05:16